Guia sobre o Auxílio Acidente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
guia auxilio acidente

Entenda através deste guia prático quais são as regras para obter este benefício, qual é o valor e muitas outras dicas importantes atualizadas pela Reforma da Previdência!

O que é o auxílio acidente?

O auxílio acidente é um benefício concedido como uma espécie de “indenização” para os segurados que sofreram alguma sequela permanente seja num acidente ou doença, e que reduziu a capacidade de trabalho do segurado.

Este benefício pode ser recebido em conjunto com o salário do segurado, desta forma, ele poderá continuar trabalhando e não perderá o benefício.

Quais as regras para obter este benefício?

O segurado para ter direito a este benefício deverá ter passado por um acidente ou doença que resultou numa incapacidade parcial permanente.

Quando dizemos parcial quer dizer que esta incapacidade não impede o segurado de voltar a trabalhar, ainda que seja em outra função, readaptado.

Permanente significa que a incapacidade não possui quadro de melhora ou reversão. 

Não há necessidade de cumprir prazo de carência para receber este benefício.

Auxílio Acidente x Auxílio Doença x Aposentadoria por Invalidez

Este benefício é muito confundido e por isso vamos rever as principais diferenças aqui.

O auxilio acidente é destinado a segurados que sofrem alguma sequela que reduziu em parte de forma permanentemente a sua capacidade de trabalho. O segurado poderá nesses casos, voltar a trabalhar, ainda que readaptado em outra função.

O benefício de auxilio doença é destinado aos segurados que passam por alguma incapacidade temporária e não conseguem trabalhar naquele período. Ou seja, o segurado fica afastado do trabalho pelo tempo que resiste a incapacidade.

Já a Aposentadoria por Invalidez é destinada aos segurados que se tornaram totalmente incapacitados para o trabalho, ou seja, não conseguem exercer a função que exerciam e nenhuma outra. 

Valor do benefício

O valor do auxílio acidente corresponde a 50% do valor que você teria direito caso fosse aposentado por invalidez na hora do acidente.

A aposentadoria por invalidez, após a reforma, corresponde a 60% do salário de benefício mais 2% por ano a partir do 21º ano de contribuição. 

A exceção são os acidentes do trabalho, cujo valor da Aposentadoria por Invalidez será de 100% do salário de benefício.

  • Acidentes ocorridos até o dia 12/11/2019.

Para estes casos aplica-se a regra antiga, válida antes da reforma.

Portanto, o salário de benefício será calculado sobre a média aritmética de 80% dos maiores salários de contribuição desde julho de 1994.

O valor da aposentadoria será 100% do valor do salário de benefício, e, portanto, valor do Auxílio Acidente será 50% desse valor.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: