Aposentadoria da enfermagem – com quantos anos a pessoa se aposenta?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Aposentadoria da enfermagem - com quantos anos a pessoa se aposenta?

A Aposentadoria da enfermagem aposenta com quantos anos? Essa é uma pergunta pertinente que cresceu com a Reforma da Previdência. De forma geral, podemos dizer que hoje, enfermeiras e enfermeiros se aposentam aos 60 anos, mas isso pode mudar dependendo da situação, conforme veremos nessa postagem.

Antes da Reforma da Previdência não existia uma idade mínima para a enfermeira se aposentar, bastava completar os 25 anos de profissão. No entanto, hoje, essa realidade mudou, para se aposentar pela aposentadoria especial é necessário ter os 25 anos de profissão e ainda 60 anos de idade.

Contudo, existe a regra de transição da aposentadoria especial e outras peculiaridades que podem ajudar a enfermeira a se aposentar mais cedo.

Nesse post você vai ver

  • A aposentadoria da enfermagem aposenta com quantos anos, pela regra de transição?
  • Qual o segredo para a enfermeira se aposentar mais cedo?
  • Como um advogado pode ajudar?

Clique agora no botão abaixo para baixar o seu CheckList com todos os documentos essenciais para a aposentadoria da enfermagem.

A aposentadoria da enfermagem aposenta com quantos anos, pela regra de transição?

De acordo com a regra de transição a enfermeira precisa atingir os seguintes benefícios

  • 86 pontos (Idade + tempo de contribuição) + 25 anos de atividade especial.

Vamos supor que a enfermeira tenha 25 anos de atividade especial e 5 anos de atividade comum, assim, ela soma 30 anos de profissão, dessa forma, poderia se aposentar mais cedo, ou seja, aos 56 anos.

Funciona assim

56 + 30 = 86

O cálculo da aposentadoria funciona igual a regra geral!

60% da soma de todos os salários mais, 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição!

Saiba mais: Aposentadoria Especial da Enfermagem

Qual o segredo para a enfermeira se aposentar mais cedo?

A enfermeira pode se aposentar mais cedo conforme vimos utilizando a regra de transição da aposentadoria especial. Porém, em alguns casos é mais vantajoso converter o tempo especial em comum e utilizar outra regra de transição para se aposentar, que não faça restrição à idade.

Por exemplo, a regra de transição da aposentadoria por tempo de contribuição permite que a enfermeira se aposente aos 57 anos em 2022.

Dessa forma é necessário multiplicar o tempo de serviço em atividade especial por 1,2 e depois realizar os cálculos normais da regra de geral da aposentadoria:

60% da soma de todos os salários mais, 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição!

Em alguns casos é mais vantajoso se aposentar por essa regra do que usando a aposentadoria especial, é preciso fazer uma análise detalhada para descobrir qual a idade mais vantajosa e a melhor regra de transição para que a enfermeira receba o benefício mais alto possível, para isso é fundamental o auxílio do advogado.

Leia também: 3 dicas para a aposentadoria da enfermagem

Como um advogado pode ajudar?

O advogado especialista em direito previdenciário vai analisar o seu caso, realizar todos os cálculos e indicar o melhor caminho a seguir.

Contudo, a aposentadoria da enfermagem tem muitas peculiaridades, por isso, para descobrir a melhor idade para se aposentar e a regra de transição mais vantajosa, o ideal é procurar um profissional que já tenha se atualizado a respeito da reforma da previdência e que possua ampla experiência na aposentadoria da enfermagem. Pois, algumas particularidades legais, só é possível de entender na prática!

Caso deseje conversar sobre a sua aposentadoria basta clicar no botão abaixo, será um prazer conhecer a sua história!

 

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: