Quais profissionais têm direito a insalubridade e periculosidade?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Quais profissionais têm direito a insalubridade e periculosidade?

Os profissionais que atuam em condições de risco à saúde ou à vida podem ter direito ao adicional de periculosidade e/ou insalubridade, além da Aposentadoria Especial.

Mas, afinal, o que significa trabalhar em ambiente insalubre ou perigoso?

Entenda o que é trabalhar nessas condições e descubra quem tem direito aos benefícios especiais trabalhistas e previdenciários.

O que é Periculosidade?

A periculosidade é caracterizada pela atividade que envolve risco à vida. Ou seja, todas aquelas atividades que de alguma forma geram risco à vida do trabalhador são perigosas e geram a Periculosidade.

São exemplos de atividades perigosas aquelas ligadas aos inflamáveis, explosivos, com exposição a roubos ou qualquer outro tipo de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.

O que é Insalubridade?

A insalubridade é o contato com agentes nocivos à saúde, são eles os agentes químicos, físicos ou biológicos que podem ser:

Agentes Químicos: derivados do contato com substâncias químicas, podendo ser poeiras de minerais, poeiras de vegetais, poeiras alcalinas, fumos metálicos, névoas, neblinas, gases, vapores ou produtos químicos.

Agentes Físicos: vibrações, os ruídos, radiações ionizantes e não ionizantes, o frio, o calor, pressões anormais e a umidade.

Agentes Biológicos: vírus, bactérias, parasitas, fungos e bacilos.

Ou seja, o contato do trabalhador com esses agentes em níveis que possam causar prejuízos à saúde são considerados insalubres.

Quem tem direito ao Adicional de Insalubridade/periculosidade?

O adicional de insalubridade e periculosidade são devidos nos casos que o trabalhador é exposto aos ambientes de trabalho que citamos nos tópicos anteriores.

O adicional de insalubridade é devido no importe de 10%, 20% e 40% sobre o salário mínimo a depender do grau da exposição.

Já a periculosidade é devida no importe de 30% sobre o salário do empregado.

Quem tem direito à Aposentadoria Especial?

A aposentadoria especial é aquela devida aos trabalhadores que atuaram em ambientes insalubres e perigosos por muitos anos.

Após a Reforma da Previdência, as regras para garantir essa aposentadoria são:

Aposentadoria por 25 Anos de Contribuição – 86 pontos

Aposentadoria por 20 Anos de Contribuição –76 pontos

Aposentadoria por 15 Anos de Contribuição – 66 pontos

Vale lembrar que quanto menos tempo de contribuição é exigido, maior é o grau de exposição ao risco.

A maioria dos segurados se encaixa na aposentadoria por  25 anos de contribuição, como exemplo podemos citar os soldadores, profissionais da área da saúde, vigilantes, metalúrgicos e etc.

Os segurados que vão se aposentar pela modalidade especial podem buscar o apoio de um Advogado e fazer Planejamento Previdenciário para identificar qual é o tempo certo para se aposentar, quais os documentos necessários e quais são os seus direitos em virtude das atividades especiais trabalhadas ao longo da vida.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: