Aposentado Especial pode voltar a trabalhar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
aposentadoria especial

Essa é a dúvida de muitos segurados, principalmente daqueles que precisam complementar a renda após receber a aposentadoria.

Mas será que os segurados aposentados pela Aposentadoria Especial podem mesmo continuar trabalhando mesmo depois de se aposentarem?

Te adianto que a resposta é sim, mas depende de algumas regras que vamos tratar neste artigo, continue conosco e confira!

Aposentadoria Especial, quem tem este direito?

Os segurados que atuam em atividades insalubres e perigosas possuem direito à Aposentadoria Especial.

As atividades insalubres são aquelas que prejudicam a saúde do segurado, o expondo aos agentes físicos, químicos e biológicos. Já a periculosidade é a atuação do segurado em atividades que lhe tragam risco à vida.

Aposentados pela modalidade especial podem continuar trabalhando?

A resposta é SIM, mas como dissemos no início deste artigo existem algumas regras para que isso seja possível.

A Aposentadoria Especial é uma modalidade diferenciada que permite ao segurado se aposentar mais cedo quando comparamos com a  regra de aposentadoria tradicional.

Este direito existe justamente para que os segurados possam se afastar das atividades perigosas e insalubres antes que essas atividades tragam reais prejuízos para sua vida e saúde.

Por isso, hoje o entendimento pacífico da jurisprudência é de que os segurados que atuam nesse tipo de atividade não podem voltar a trabalhar em atividades especiais, pois isso descaracteriza a essência da aposentadoria especial, que é afastar o segurado da insalubridade e periculosidade mais cedo do que uma aposentadoria comum permitiria ao segurado se afastar do trabalho.

Dito isso, podemos, então, concluir que nada impede ao segurado voltar a trabalhar desde que as atividades não sejam perigosas ou insalubres. O segurado pode voltar ou continuar no mercado de trabalho em funções que não prejudiquem a sua saúde e não coloquem em risco  a sua vida.

Segurado Aposentado Especial pode continuar trabalhando na mesma empresa?

Essa é outra dúvida muito comum entre os segurados e a resposta é simples, nada impede ao segurado de continuar trabalhando na mesma empresa na qual ele exercia atividade especial, desde que ele seja reposicionado na empresa para alguma função que não haja contato com agentes insalubres e com situações de perigo.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre aposentadoria e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: