Saiba como funciona o saque do FGTS para aposentados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Saque do FGTS para aposentado

Conheça as regras do FGTS para aposentados e saiba como garantir o recebimento do seu benefício.Saque do FGTS para aposentado

Com o anúncio da liberação de saques do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) também apareceram várias dúvidas sobre o assunto. Quanto eu devo receber? Será que posso sacar? Como funciona o saque FGTS aposentadoria?

Neste post, vamos esclarecer as regras de saque do FGTS para aposentado. Se você quer saber como funciona e o que é necessário para receber o benefício, continue a leitura!

Como funciona o saque do FGTS para aposentados?

Quando você se aposenta tem direito de sacar todo o seu dinheiro do FGTS de uma vez, mas se você continua trabalhando na mesma empresa depois de solicitar a aposentadoria essa regra muda um pouco e você tem algumas vantagens em relação aos trabalhadores sem aposentadoria.

Neste caso, você pode solicitar um saque mensal do seu benefício para a Caixa Econômica Federal. É importante ressaltar que o saque mensal só é válido para o aposentado que continua trabalhando na mesma empresa.

Outro ponto importante é que o saque não é obrigatório: se quiser, pode deixar o dinheiro do FGTS na sua conta e sacar apenas quando necessário. Esse valor pode render até 3% ao ano com acréscimo da TR (Taxa Referencial), portanto pode ser um bom investimento. 

Para saber se a empresa está cumprindo o depósito mensal, você pode sempre consultar o valor disponível no seu saldo do FGTS pelo site oficial da Caixa. 

Se você continua trabalhando depois de aposentado, mas em uma empresa diferente, só será possível sacar o benefício nas condições normais, como para financiamento imobiliário, por exemplo. 

Regras do FGTS para aposentados

Saque do FGTS para aposentado

Agora que você já sabe quem tem direito ao saque do FGTS para aposentado, vamos falar sobre algumas outras regras do benefício com mais profundidade. Assim você poderá entender como funciona o processo e os passos necessários para retirar o Fundo de Garantia. 

As principais dúvidas sobre aposentadoria incluem questões sobre o cálculo do valor do FGTS, mudanças da Reforma da Previdência e documentação necessária para retirar o benefício junto a Caixa Econômica Federal, por isso vamos esclarecer algumas delas agora.

Entenda melhor as regras do benefício e saiba como sacar FGTS aposentado em duas situações diferentes:

  1. Saque total

Ao se aposentar, você pode optar por sacar o valor total do seu FGTS, conforme já citamos. É importante lembrar que o benefício deve ser depositado mensalmente pelo empregador enquanto você estiver trabalhando e não deve ser descontado do seu salário. 

Para isso, você deve apresentar alguns documentos junto a Caixa, como número do PIS, PASEP, NIS ou NIT e a certidão de concessão da aposentadoria. 

Esse valor deve corresponder a 8% do seu salário e, antes da aposentadoria, só pode ser retirado em casos específicos, como demissão sem justa causa, compra de casa própria ou financiamento de imóvel, por exemplo. 

  1. FGTS para aposentado na ativa

Além do saque FGTS aposentadoria, você pode ter direito aos saques mensais, caso continue trabalhando após a aposentadoria. Conforme já explicamos, esse direito só é válido para quem continua trabalhando na mesma empresa.

Para fazer o saque mensal é necessário pedir o agendamento na Caixa, apresentando documentos que comprovem a aposentadoria e o vínculo com a empresa. O dinheiro será transferido mensalmente para uma conta escolhida pelo aposentado.

Se preferir, pode deixar o dinheiro no FGTS, o que pode render um pouco mais. Você ainda pode realizar o saque a qualquer momento nos caixas eletrônicos, desde que possua o Cartão Cidadão e senha. 

Se você se aposentou e continua trabalhando, mas em outra empresa, as regras para saque FGTS aposentadoria são as mesmas para os trabalhadores comuns: ao final do contrato ou em ocasiões específicas. 

Para esclarecer outras dúvidas sobre como sacar FGTS aposentado, entre em contato com um advogado previdenciário. Com amplo conhecimento em aposentadoria, os profissionais dessa área podem te guiar durante todo o processo. 

Aqui na Advocacia Rodrigo Moura atendemos casos de aposentadoria (inclusive por invalidez ou especial), pensão por morte, auxílio-doença e acidente de trabalho. Acesse o site para conversar com um especialista e saber mais sobre como funciona o saque do FGTS para aposentados!

Tem dúvidas sobre a aposentadoria? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura e converse com um advogado especializado na área agora mesmo!

Leia também: Saiba quais os tipos de aposentadoria disponíveis no Brasil

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: