Documentos necessários para dar entrada na aposentadoria

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Documentos necessários para dar entrada na aposentadoria

Um dos motivos geram benefícios negados no INSS é a falta de documentos ou documentos incorretos.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com os principais documentos para que você faça o seu pedido corretamente.

Lembramos que os segurados podem fazer o Planejamento Previdenciário antes de entrar com o pedido e receber a análise do advogado indicando toda a documentação necessária através da análise do seu caso concreto.

Agora vamos conferir a lista de documentos:

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência atualizado
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • PIS/PASEP e NIT (Número de Identificação do Trabalhador)
  • Carteiras de trabalho
  • Carnês de contribuição
  • Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)

Para ingressar com a Aposentadoria Especial são exigidos mais alguns documentos para comprovar a periculosidade e/ou insalubridade:

  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Laudo das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT)
  • Formulários válidos antes de 2004: DIRBEN 8030 (antigo SB-40, DISES BE 5235, DSS 8030)
  • Laudos de insalubridade em Reclamatória Trabalhista
  • Comprovação do recebimento de adicional de insalubridade ou periculosidade

Para a Aposentadoria Rural Especial são exigidos, além dos documentos gerais, outros documentos para a comprovação da atividade exercida:

  • Contrato de arrendamento, parceria, meação ou comodato rural
  • Comprovante de cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA
  • Bloco de notas do produtor rural
  • Notas fiscais de entrada de mercadorias.
  • Comprovantes de recolhimento e/ou renda
  • Comprovantes de contribuição à Previdência Social
  • Declaração de Imposto de Renda
  • Comprovante de pagamento de impostos rurais
  • Outros registros
  • Certidão fornecida pela FUNAI
  • Declaração de Aptidão do PRONAF (DAP)
  • Formulários de Autodeclaração
  • Pescador
  • Rural
  • Seringueiro e extrativista vegetal.

Para as aposentadorias por invalidez ou do portador de deficiência, além dos documentos gerais é preciso apresentar a comprovação da condição de saúde através de documentos como:

  • Laudos médicos
  • Atestados
  • Declarações médicas
  • Exames
  • Receituários

Em todos esses casos, não é exigida a apresentação de todos os documentos em conjunto, mas sim, de documentos fortes o bastante para provar que você preenche os requisitos para a aposentadoria.

Os segurados que desejam receber uma análise individual para identificar quais documentos podem ser apresentados de acordo com a sua condição, podem fazer o Planejamento Previdenciário.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: