O que é o certificado de tempo de contribuição?

O que é o certificado de tempo de contribuição?

Certificado de tempo de contribuição é o documento que leva o tempo de contribuição feito no INSS para o Regime Próprio e vice-versa para fins de Aposentadoria.

Se você quer saber como isso funciona e porque esse documento é tão importante, continue conosco neste artigo.

Para que serve o Certificado de tempo de contribuição?

O Certificado de tempo de contribuição é Serviço solicitado para obter o documento de conversão de tempo. 

Mas afinal, o que é a conversão de tempo?

A conversão acontece quando o servidor público sujeito ao regime próprio quer levar o tempo de contribuição feito no INSS para o órgão em que trabalha atualmente. 

De igual modo, essa certidão é utilizada quando um empregado deseja trazer o tempo em que contribuiu para o regime próprio para o regime geral (INSS).

Como conseguir o documento?

Neste artigo vamos dar as dicas de como conseguir essa certidão online perante o INSS. 

Se o seu caso é de empregado buscando a certidão junto ao estado, união ou município, é necessário verificar com diretamente no site do órgão qual é o procedimento certo a ser cumprido.

Para os segurados que precisam retirar essa certidão no INSS contendo o tempo de serviço que deseja levar para o regime próprio, os passos são:

  • Logar no portal ou aplicativo do Meu INSS;
  • Assinalar a opção “Agendamentos/Solicitações” e depois em “Novo Requerimento”;
  • Selecione o serviço  que você quer;
  • Clique em “Atualizar”;
  • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  • Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

Para fazer essa solicitação é necessário apresentar:

  • Número do CPF;
  • Documento oficial do órgão para comprovar que você é servidor e está trabalhando (pode ser declaração do órgão ou contracheque, por exemplo).
  • Procuração ou termo de representação legal (nos casos de tutela, curatela, termo de guarda);

Para acompanhar a solicitação, o segurado deve fazer o login Meu INSS, seja pelo portal online ou pelo aplicativo, selecionar a opção “Agendamentos/Solicitações”; localizar seu processo na área “Atendimentos à distância” e clicar no ícone de lupa para detalhar.

Vale lembrar que esta solicitação deve ser feita com antecedência, pois pode demorar até 45 dias para ficar pronta.

Caso haja atraso do INSS para conceder o documento e o segurado seja prejudicado por esse atraso, medidas judiciais são cabíveis. Nesse caso, o segurado deve buscar o apoio de um advogado previdenciário para garantia de seus direitos.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

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