Perdi minha carteira de trabalho: Como faço o pedido de aposentadoria?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento muito importante para aposentadoria, pois neste documento consta quais foram os períodos que você trabalhou como empregado.

Mas, se por algum problema você não tiver a CTPS, como fica a aposentadoria?

Desde já queremos deixar claro que é perfeitamente possível se aposentar caso você não tenha carteira de trabalho. A diferença é que você terá que utilizar outros meios de prova para requerer este direito.

Quer conferir quais são essas formas? 

CNIS

CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais trata-se de um relatório contendo os dados fornecidos pelas empresas em que o trabalhador foi empregado, além do registro dos recolhimentos como contribuinte individual ou facultativo.

É pelo CNIS que o INSS analisa os valores de contribuição do segurado. 

Porém, é importante checar o CNIS para ter certeza de que neste documento constam realmente todas as informações de contribuições feitas pelo segurado. Caso esteja faltando algum período, o segurado pode apresentar documentos ao INSS para corrigir o CNIS.

Ou seja, se o CNIS do segurado estiver com as informações corretas, a falta da carteira de trabalho não será um prejuízo para o trabalhador.

Outros documentos válidos

Caso o CNIS esteja com informações pendentes e você não tenha a carteira de trabalho para corrigir as informações, existem outros meios de solucionar essa situação.

Alguns dos principais documentos que podem cumprir o papel da carteira de trabalho são:

  • Contrato de trabalho e termo de rescisão de contrato;
  • Cópia da ficha de registro de empregados da empresa;
  • Holerites;
  • Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Comprovante de férias;
  • Declarações de imposto de renda.

Esses documentos podem ser utilizados diretamente no site do “Meu INSS” para atualização do seu CNIS.

Se você não tem acesso a esses documentos, você pode entrar em contato com as empresas que já trabalhou e solicitar a documentação.

Caso tenha dificuldade em fazer a análise do seu CNIS ou até mesmo buscar soluções para a falta da sua CTPS na aposentadoria, busque o apoio de um advogado previdenciário.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: