Saiba como funciona a aposentadoria em outros países

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Saiba qual é o período e a idade mínima para aposentadoria em outros países e conheça as reformas já feitas por eles.

A aposentadoria no Brasil está prestes a passar por várias mudanças, mas você sabe como funciona o benefício ao redor do mundo? As regras de aposentadoria em outros países também já passaram por reformas.

Para entender melhor como funciona a aposentadoria em outros países continue a leitura deste post com a gente!

Como funciona a aposentadoria em outros países?

O aumento na idade mínima para aposentadoria é uma das principais mudanças propostas pela Reforma da Previdência e causa preocupação em alguns brasileiros, mas isso não acontece só por aqui. 

A aposentadoria ao redor do mundo também vem passando por mudanças, principalmente em relação à idade definida para solicitar o benefício. Uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrou que a idade mínima para aposentadoria já subiu em 55 países.

Normalmente, a idade mínima para aposentadoria em outros países é de 65 anos, tanto para os homens quanto para as mulheres. Países como a França, Alemanha e Espanha já reformaram seus sistemas e aumentarão essa idade para 67 anos na próxima década. 

Outro ponto comum nas regras de aposentadoria em outros países é o valor do benefício, que costuma equivaler à metade dos últimos salários. Claro que existem exceções, como os ingleses, que recebem um dos menores valores de aposentadoria do mundo (apenas 21% do salário).

Atualmente, os tipos de aposentadoria disponíveis no Brasil incluem a aposentadoria por tempo de contribuição, por idade mínima, por invalidez e a aposentadoria especial. A Reforma da Previdência prevê uma idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens, números que devem subir gradativamente. 

Regras de aposentadoria em outros países

Além da idade mínima, o tempo de aposentadoria em outros países também sofreu alteração, em alguns casos a taxa de contribuição previdenciária e a fórmula de cálculo para o benefício também mudaram.

Isso é uma forma de se adaptar a taxa de sobrevida de cada país, já que os nascimentos diminuíram e assim a taxa de jovens trabalhando é menor do que a taxa de aposentados. 

O tempo de aposentadoria em outros países é bem parecido com a nova proposta da Previdência brasileira, com aumento da idade conforme a expectativa de vida da população. 

Para entender melhor as regras de aposentadoria ao redor do mundo, separamos alguns países que reestruturaram seus sistemas. Confira:

  • Dinamarca

Considerado um dos melhores sistemas do mundo, a Dinamarca também alterou alguns pontos do benefício. Não já um tempo mínimo de contribuição por lá, mas as regras de idade mínima para aposentadoria em outros países é a mesma aqui: passará de 65 anos para 67 entre 2024 e 2027. 

Depois desse período, os índices de longevidade do país servirão como base para calcular a idade mínima necessária para solicitar a aposentadoria

  • Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a idade mínima para se aposentar é de 66 anos e subirá para 67 até 2027. Uma diferença para o tempo de aposentadoria em outros países é a possibilidade de antecipar o benefício aos 62 anos, mas com um desconto no valor recebido.

Para receber um acréscimo no valor também é possível adiar a solicitação do benefício para os 70 anos. 

  • Grécia

Na época da crise econômica na Grécia, em 2010, o governo decidiu aumentar a idade mínima de 60 para 65 para as mulheres, a mesma definida para os homens. Em 2012, a idade mínima subiu para 67 anos.

Para os próximos anos a previsão é que o ajuste seja realizado conforme o índice de expectativa de vida do país. O tempo de contribuição para conseguir a aposentadoria integral por lá também aumentou: de 37 para 40 anos. 

Agora que você já conheceu melhor o funcionamento da aposentadoria ao redor do mundo, é possível entender algumas mudanças propostas pela Reforma no nosso país. 

Se você quer solicitar a sua aposentadoria ou ainda tem dúvidas sobre o processo, converse com um advogado especialista na Advocacia Rodrigo Moura.

Nosso escritório é referência na área de direito previdenciário e oferece toda a assessoria durante o processo de aposentadoria. Acesse o site para conhecer os nossos serviços!

Quer solicitar a sua aposentadoria? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura e converse com um advogado especializado agora mesmo!

Leia também: O que vai mudar com a Reforma da Previdência?

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: