Qual é a duração do Auxílio-Doença?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Qual é a duração do Auxílio-Doença

O benefício de Auxílio-Doença é destinado aos segurados que estão incapacitados para o trabalho temporariamente.

Quanto tempo o segurado incapacitado poderá receber este benefício?

É sobre este tema que vamos abordar no post de hoje. Se você deseja entender por quanto tempo poderá receber o seu benefício, continue conosco e descubra os seus direitos.

AUXÍLIO-DOENÇA – O que é?

Auxílio-doença é um benefício destinado aos segurados que estão temporariamente incapacitados para o trabalho, seja em virtude de acidente ou doença.

O benefício serve para que o segurado que está afastado de suas atividades não seja prejudicado financeiramente.

A duração do benefício muitas vezes é motivo de dúvidas entre os segurados, principalmente quando há imprevisibilidade de recuperação.

Qual a duração do Auxílio-Doença?

Este benefício é concedido aos segurados que se encontram provisoriamente incapazes para o trabalho, desta forma, ele deverá ser mantido enquanto o segurado se encontrar incpacitado.

Porém, existem algumas regras a serem observadas.

A primeira delas é a decisão do INSS quanto ao auxílio-doença. Normalmente na própria decisão do INSS já vem descrito qual é o período em que será concedido este benefício, ou seja, por quanto tempo o funcionário ficará afastado de suas atividades.

Quando isso não foi descrito na decisão do INSS, o prazo será de 120 dias.

O que fazer se o prazo se esgotar e ainda não me recuperar?

Primeiramente é importante lembrar que o segurado não deve esperar o prazo findar para tomar as providências em relação ao seu benefício. 

Se o segurado ainda não se recuperar ele pode solicitar a prorrogação do benefício, o que deve ser feito antes do benefício acabar para que o INSS tenha tempo de prorrogar o seu benefício sem ser prejudicado.

Outro ponto é que para pedir a prorrogação você deverá comprovar sua condição de saúde, ou seja, busque laudos e exames médicos para comprovar a sua condição de incapacidade e obter a prorrogação do benefício.

Caso o segurado encontre empecilho para obter a prorrogação do seu benefício ele poderá buscar o apoio de um Advogado Previdenciário.


Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: