Você sofre com a Tendinite? Conheça seus direitos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A tendinite é um tipo de LER (lesão por esforço repetitivo) que com o passar do tempo pode trazer grande prejuízo à saúde do trabalhador.

É muito comum que pessoas que trabalhem com funções de esforço repetitivo, como por exemplo a digitação, estejam propensas a ter tendinite. Por essa razão, muitos casos de tendinite acabam sendo uma doença ligada ao trabalho.

Hoje você vai entender quais os direitos de quem possui tendinite.

Quais benefícios o INSS pode conceder nesses casos? 

A tendinite, quando impede o trabalhador de exercer suas atividades, gera o direto a benefícios no INSS, como, por exemplo, o auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria por invalidez.

Isso acontece porque existem casos em que a pessoa sente tanta dor que sequer consegue trabalhar.

Quando a incapacidade do funcionário é temporária, ou seja, passível de recuperação, o benefício devido é o auxílio doença.

Já nos casos em que a tendinite resulta em uma incapacidade permanente, existem duas alternativas. Quando a incapacidade é parcial será devido o auxílio acidente e quando a incapacidade for permanente será devida a Aposentadoria por Invalidez.

Vamos repassar cada um desses benefícios para que você entenda os seus principais requisitos.

 Auxílio-doença

Trata-se de um benefício para o segurado do INSS que esteja temporariamente incapaz para o trabalho, devido a doença ou acidente. 

Para obter este benefício é necessária a comprovação da incapacidade através de perícia médica.

Os requisitos para que o benefício seja concedido são:

  • Carência: 12 contribuições;
  • Ter qualidade de segurado;
  • Comprovação em perícia médica da incapacidade temporária que impede a pessoa a exercer o trabalho;
  • Para quem é empregado vinculado a alguma empresa, antes de solicitar o benefício, é necessário estar afastado do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).

Estes são os requisitos necessários para solicitar o auxílio doença. Como dissemos, este benefício serve para situações transitórias, mas quando a tendinite causar danos permanentes os benefícios devidos serão o auxílio acidente ou a aposentadoria por invalidez. 

Auxílio-Acidente

Este benefício serve como uma indenização e será concedido para o segurado que perder parcialmente e permanentemente a capacidade de trabalho.

Então, para receber este benefício é necessário que a pessoa tenha sofrido uma incapacidade permanente e que a impeça de exercer algumas atividades, porém, essa pessoa ainda possui capacidade de trabalhar em outras atividades.

Principais requisitos:

  • Ter a qualidade de segurado;
  • Ter sofrido um acidente de trabalho;
  • Relação entre o acidente e a redução da capacidade para o trabalho;
  • Redução parcial e definitiva da capacidade para o trabalho.

Aposentadoria por Invalidez

A aposentadoria por invalidez é o benefício concedido quando o segurado sofre de algum tipo de incapacidade permanente que o impossibilite para o trabalhado de forma total.

Para conseguir o benefício é necessário preencher a carência de 12 contribuições mensais e sofrer de uma limitação total e permanente para o trabalho.

Para todos os casos, a qualidade de segurado é mantida quando você faz contribuições para o INSS ou está no período de graça.

Se você não sabe o que é período de graça clique aqui e confira um artigo que fizemos dedicado a este importante tema.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: