O simulador de aposentadoria do INSS funciona?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O simulador de aposentadoria do INSS funciona?

Você já utilizou o simulador do INSS para fazer o cálculo da sua aposentadoria? 

Neste post vamos explicar o que é este simulador, como ele apura as informações para fazer este cálculo e se existe uma forma de cálculo mais segura que o simulador do INSS para sua aposentadoria.

Este post está lotado de dicas para você, então fique conosco e confira este conteúdo na íntegra.

O que é o simulador de benefícios do INSS?

O simulador de benefícios é uma das formas que o segurado do INSS têm para saber quando e por qual regra se aposentar.

O simulador está previsto no portal MEU INSS, disponibilizado pelo INSS e após criar o seu cadastro, o segurado poderá fazer uma simulação de quanto falta para se aposentar.

Como o simulador do INSS apura as informações para fazer o cálculo da Aposentadoria?

O simulador utiliza as informações co CNIS para fazer essa estimativa.

O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, trata-se do banco de dados de informações do trabalhador e é o documento previdenciário mais importante para quem vai se aposentar.

No CNIS estão registradas todas as suas contribuições ao INSS. Por isso, o INSS utiliza este banco de dados para fazer a simulação da sua aposentadoria.

Um detalhe importante, verifique de tempos em tempos o seu CNIS para identificar se você ou o seu empregador estão fazendo os repasses previdenciários da forma correta.

Quem é autônomo deve ter atenção redobrada, para não deixar nenhum período de contribuição escapar.

Já o trabalhador empregado, deve verificar se a empresa repassou todos os meses a contribuição e em caso caso esteja algum período pendente, você poderá acionar a empresa.

Lembrando que nos casos em que a empresa estiver com as atividades encerradas ou não se propor a regularizar a situação, você não poderá ser responsabilizado por isso.

Para regularizar sua situação, nesses casos, basta apresentar a carteira de trabalho ou documento equivalente, para comprovar a atividade junto à empresa e assim o INSS contará esse período como tempo de contribuição.

Existe forma melhor para fazer o cálculo previdenciário?

O simulador analisa “friamente” as informações que estão no CNIS. Essa forma de fazer o cálculo funciona para muitos casos, contudo, existem pessoas que podem receber um benefício melhor e acabam não tendo essa informação pelo simulador do INSS.

A melhor forma de encontrar o benefício ideal para você e garantir que você usufruirá de todos os benefícios que tem direito é através do planejamento previdenciário.

O Planejamento Previdenciário serve para identificar diante das possibilidades de aposentadoria quais são as mais vantajosas para você.

Através do Planejamento é feito um estudo sobre o seu histórico de contribuição, seu histórico de trabalho e serão analisados os seguintes pontos da sua carreira:

  • Tempo de Serviço;
  • Idade;
  • Valor das suas contribuições 
  • Seu tipo de trabalho;
  • Para quais regimes você contribuiu durante sua vida.
  • Legislações antigas e atuais;
  • Regras do INSS ou do Regime Próprio para qual o segurado contribua;
  • Entendimentos atualizados dos tribunais sobre direitos na aposentadoria;
  • Análise de REGRAS FAVORÁVEIS para melhorar a Aposentadoria.

Essa análise é extremamente individual, por isso não é possível ser feita pelo simulador.

Portanto, se você quer garantir um benefício com a garantia de todos os seus direitos, a sugestão é realizar o planejamento previdenciário.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: