PERÍCIA do INSS para Portador de Deficiência: Dicas Importantes

PERÍCIA do INSS para Portador de Deficiência

A Aposentadoria do Portador de Deficiência foi criada pela Lei Complementar 142/2013 e exige perícia para que o benefício seja concedido. 

Hoje vamos conferir como se sair bem na perícia para obter este benefício.

Como proceder na Perícia do INSS?

As pessoas que possuem impedimentos à longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que impossibilitam a participação de forma plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas são consideradas com deficiência.

Para obter o benefício de Aposentadoria do Portador de Deficiência é necessário comprovar essa condição, ou seja, essa deficiência.

Vamos explicar melhor…

Primeiramente, para qualquer perícia para aposentadoria você deverá levar o seu documento de identificação e CPTS. Além disso será necessário comprovar a deficiência através de documentos específicos.

Este ponto merece atenção.

A documentação médica é essencial para este tipo de aposentadoria. É importante a comprovação da deficiência desde a sua origem, portanto busque todos os registros médicos que comprovem o diagnóstico da sua deficiência.

Estamos falando de laudos médicos, exames médicos, receitas médicas, prontuários e quaisquer outros documentos que possam comprovar a data de origem da deficiência.

Além disso, apresente também os documentos atualizados.

Se você tem acesso ao médico, ou hospital no qual se tratou desde o início da deficiência, solicite ao médico que faça um laudo com o registro de todo o histórico do seu acompanhamento médico. Esta prova ajudará muito o segurado a comprovar a data de origem da deficiência e com isso confirmar ao INSS que você faz jus à Aposentadoria do Portador de Deficiência.


Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.