O INSS pode errar no cálculo da aposentadoria?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
erro calculo aposentadoria inss

O INSS pode errar no cálculo da aposentadoria?

Infelizmente isso é algo que pode ocorrer. Mas vamos explicar com isso pode ser evitado ou resolvido neste post, por isso, nos acompanhe até o final.

Existem situações que o INSS faz o cálculo de forma incorreta, e o segurado não fez nada para contribuir com esse resultado, entretanto, em diversos outras situações o segurado pode evitar isso.

O cálculo da aposentadoria é feito com base nas informações que o INSS possui em seu sistema sobre as contribuições que você fez ao longo da vida.

Se essas informações estão incompletas é preciso que você busque formas de corrigir o problema. 


Um exemplo são as pessoas que tiveram períodos de contribuição em mais de um regime. Nesse caso, para que todos os períodos contem para a aposentadoria é preciso fazer a solicitação da CTC para unir todo tempo de contribuição do serviço público no INSS.

Outra situação são as pessoas que podem pedir a conversão de tempo especial em comum e não solicitam. 

Enfim, exitem várias lacunas que podem fazer com que a sua expectativa de cálculo seja uma, porém, em virtude dos dados que o INSS tem, o cálculo será outro.

É preciso avaliar com muita atenção as informações antes de solicitar a aposentadoria e reunir a maior quantidade de documentação possível para evitar erros como esses e muitos outros.

O que fazer se o INSS errar no cálculo da sua aposentadoria

Se o segurado está com todos os documentos em dia, o cadastro correto no INSS e mesmo assim o INSS analisa o pedido de forma errada, é preciso recorrer da decisão do INSS indicando o erro no cálculo e pedir a correção.

Além do recurso administrativo, caso ele não seja eficaz, é possível entrar com um processo judicial para resolver a demanda.

O importante, em todos esses casos é buscar o apoio de um advogado previdenciário para analisar os seus direitos e lhe auxiliar a alcançá-los.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: