Erros mais comuns na Aposentadoria + Saiba o que Fazer!

Erros comuns na Aposentadoria

Hoje você vai descobrir quais são os erros mais comuns que os segurados e o INSS cometem na hora de pedir e conceder a Aposentadoria.

Além disso, vamos tratar sobre as principais formas de evitar e corrigir esses erros.

Comece 2021 planejando de forma correta o seu benefício, continue a leitura deste artigo e entenda os seus deveres e direitos.

Quais são os erros mais comuns cometidos pelo segurado?

O pedido de aposentadoria é uma solicitação formal e exige muita atenção e precisão nas informações transmitidas.

Isso significa que o segurado não deve fazer a solicitação sem antes conferir se tem direito ao benefício e assegurando de que essa solicitação está sendo feita com o máximo de documentos possíveis.

Dentre os erros mais comuns que os segurados cometem estão:

  • Dados incorretos;
  • Documentos incompletos;
  • Documentos preenchidos de forma errada;
  • Segurados que entram com o pedido sem preencherem os requisitos para Aposentadoria.

Esses são erros comuns cometidos pelos segurados que podem ser evitados com facilidade.

Se o segurado está com dúvidas sobre os documentos que precisa para entrar com o pedido de aposentadoria, ele pode buscar o apoio de um Advogado Previdenciário e fazer o Planejamento da Aposentadoria para garantir que o pedido será feito da forma correta e pela melhor regra possível.

Erros mais comuns cometidos pelo INSS

Este é o momento de o segurado ficar atento quando o INSS concede ou nega o benefício. Lembre-se de que o INSS analisa muitos benefícios todos os dias e erros podem acontecer. 

Por isso observe com atenção se o seu benefício será concedido com algum desses erros:

  • Valor da aposentadoria Incorreto;
  • Modalidade da Aposentadoria Incorreta;
  • Benefício negado Injustamente;

Os segurados que são assessorados com um Planejamento Previdenciário já tem em mãos todas as informações que precisam para conferir se o benefício foi concedido corretamente.

O planejamento da aposentadoria entrega ao segurado qual é a regra mais benéfica para sua aposentadoria, qual é o valor correto para o benefício, além de ajudar o segurado a entrar com o pedido munido de todos os documentos corretos. 

Os segurados que não fizeram o planejamento precisam se atentar aos pontos que citamos e verificar se estão correspondendo ao direito do segurado.

Caso encontre dificuldade de analisar se o pedido foi concedido da forma correta ou se for negado por motivo justo, o segurado poderá buscar o apoio de um advogado.

O que fazer quando o INSS concede benefício incorreto ou o nega injustamente?

Caso a solicitação do seu benefício tenha sido feita de forma correta e o INSS negue o seu benefício ou conceda no valor ou regra errada o segurado tem duas alternativas.

  • Entrar com um recurso Administrativo;
  • Ingressar com um Processo Judicial.

A primeira opção é entrar com um recurso administrativo pelo próprio INSS, para que ele possa reanalisar o seu caso e conceder o benefício da forma correta.

Caso o recurso administrativo não resolva este problema o segurado poderá ingressar com um processo judicial, para garantir os seus direitos.

Vale lembrar que para adotar essas medidas é necessário que o segurado esteja abrangido pelos seus direitos, ou seja, o segurado precisa fazer o pedido de forma correta, atendendo os requisitos exigidos pela modalidade de aposentadoria que escolheu, só assim se poderá exigir que o INSS faça a parte dele.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.