O que é acerto pós perícia?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O que é acerto pós perícia?

Existem diversas situações que ensejam a atualização de informações ou documentos para liberação de um benefício previdenciário e nesses casos é necessário fazer um acerto, ou regularizar as pendências existentes para que o INSS possa conceder o benefício.

Vamos explicar com mais detalhes.

Supomos que você solicite um benefício previdenciário e seja designada perícia para a análise médica da sua situação. Aqui vamos utilizar o caso mais comum que é o auxílio-doença.

Neste exemplo, o segurado teve uma perícia designada para a solicitação do auxílio-doença.

Pois bem, definido isso, o segurado comparece à perícia e após aguarda o seu resultado.

À noite (21:00, normalmente), ao consultar pelo MEU INSS ou ligar pelo nº de telefone 135, o segurado não obtém a resposta sobre o seu benefício.

Nesse caso, pode ser que o segurado tenha caído no acerto pós perícia, ou seja, fase em que o segurado deve complementar informações para concluir a sua solicitação.

O que pode ser solicitado no acerto pós perícia?

A finalidade do acerto é a regularização, portanto podem ser solicitadas informações para acertos cadastrais, como CPF, nome, NIT – Número de Registro do Trabalhador etc.

Outro tipo de informação que pode ser solicitado é sobre  acerto de vínculos e remunerações, com por exemplo algum período do MEI sem contribuição, ou até mesmo segurados que contribuíram mas não há registo e situações afins.

Informações especiais que precisam ser fornecidas pelo segurado para que o INSS tenha conhecimento, como por exemplo, os documentos para comprovação de atividade insalubre/perigosa, documentos que comprovem a atividade rural.

Portanto, o acerto é a forma na qual o INSS abre uma lista de exigências para que você possa esclarecer certas informações para sanar as irregularidades que te impedem de receber o benefício.

Para evitar este tipo de situação, busque sempre entrar com o pedido apresentando todas as documentações necessárias e mantenha o seu cadastro atualizado no INSS. Em caso de dúvidas busque o apoio de um Advogado Previdenciário.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: