Atenção com a Prova de Vida no Exterior!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Prova de vida no exterior

Se você está no exterior e precisa de fazer a prova de vida para garantir o recebimento do seu benefício previdenciário, nos acompanhe neste conteúdo e fique por dentro dessas importantes dicas para não deixar de cumprir as suas obrigações legais.

O que é prova de vida?

A prova de vida é uma etapa necessária para que as pessoas continuem recebendo benefícios previdenciários.

Nada mais é do que provar que está vivo para a previdência social. Isso é necessário para evitar fraudes e pagamentos desnecessários de benefícios INSS. 

Um exemplo muito comum de pagamento indevido é quando o segurado falece e o INSS não foi comunicado sobre o óbito. Com a prova de vida, quando o procedimento deixa de ser feito o INSS suspende o pagamento dos benefícios e assim esses pagamentos indevidos deixam de ser feitos.

O segurado precisa ficar atento, pois se perder o prazo legal o seu benefício será suspenso o que causa certo transtorno para o segurado até regularizar a situação, portanto, fique por dentro dos procedimento para prova de vida e não perca os prazos.

A prova de vida deverá ser feita não apenas para quem está no país, mas também para quem está fora e é sobre isso que vamos tratar neste post. Como o beneficiário que está fora do país poderá fazer a sua prova de vida.

Como fazer a Prova de Vida no Exterior

A forma mais tradicional é através da documentação. O segurado irá enviar a documentação necessária para prova de vida para um dos endereços do INSS aqui no Brasil, a depender do país onde o segurado se encontra.

A outra opção é fazer a prova de vida diretamente no consulado brasileiro situado no país no qual você se encontra.

Agora, a grande novidade é a prova de vida através da Biometria Facial.

Prova de Vida por Biometria Facial

Esta modalidade veio para facilitar a vida de quem está no exterior e para eliminar toda a burocracia que já citamos anteriormente.

A prova de vida através dessa tecnologia irá confirmar a sua face pela tecnologia da câmera e então estará feita sua prova de vida.

Para que isso seja possível o segurado precisa fazer o cadastro prévio no portal do MEU INSS, registrando suas informações e cadastrando sua senha. Após este cadastro o segurado poderá fazer a prova de vida, desde que dentro do prazo legal estabelecido anualmente para essa prova.

O que você achou da novidade? Essa tecnologia veio para facilitar a vida do segurado. Se você tem dificuldades para fazer o cadastro no aplicativo, peça ajuda para alguém de sua confiança e faça o download do aplicativo fornecido pelo governo e disponibilizado na loja de aplicativos do seu smartphone.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: