Averbação de tempo rural para aposentadoria por tempo de contribuição

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Averbação tempo rural

Se você já trabalhou em área rural e depois passou para o trabalho urbano, é possível somar o tempo rural e urbano para conseguir a sua aposentadoria.

Quer entender mais sobre este direito? Nos acompanhe neste post.

Averbação de tempo rural para aposentadoria por tempo de contribuição

Existe um processo muito comum de pessoas que trabalham na área rural, até mesmo em regime de economia familiar, decidirem se mudar para os centros urbanos e continuarem trabalhando em atividade urbana até a aposentadoria.

Na hora da aposentadoria, uma dúvida que sempre ouvimos é:

  • É possível somar o tempo de atividade rural com o urbano?

E a resposta é sim! Isso é perfeitamente possível.

Portanto, a atividade rural pode ser somada ao tempo de trabalho urbano. Inclusive para o preenchimento da carência (180 contribuições) exigida para os trabalhadores urbanos.

Acumular esses períodos é extremamente importante para que o trabalhador consiga preencher o tempo mínimo para aposentadoria.

Em certos casos, pode ser que até ajude o segurado a receber um valor de aposentadoria um pouco melhor.

Fazer isso é fácil?

Este é um direito incontestável do segurado, porém nem sempre fazer esse pedido é algo simples.

Isso acontece, pois, em muitos casos há uma complexidade documental e burocrática no processo que, por vezes, acaba fazendo com que o INSS negue muitos pedidos indevidamente.

Os trabalhadores rurais empregados têm mais facilidade para comprovar suas atividades, pois estas são registradas em carteira de trabalho, porém aquelas pessoas que trabalham em regime de economia familiar precisam apresentar outros documentos para comprovar suas atividades.

Apesar de ser um procedimento um pouco mais difícil, vale a pena buscar os documentos que comprovam essa atividade para conseguir alcançar a tão sonhada aposentadoria.

Se você quiser conferir quais documentos podem ser usados nesse processo de comprovação, clique aqui e confira um post completo com esses documentos para que você fique ciente dos seus direitos e de como alcançá-los.

Quando fazer esse requerimento?

Esse pedido de averbação pode e deve ser feito antes do pedido de aposentadoria.

Isso é importante, pois esse processo demora para ser analisado e no meio disso pode ser preciso apresentar mais documentos e tudo isso pode demorar.

Portanto, se você não quer atrasar o seu processo de aposentadoria, faça essa solicitação o quanto antes.

Não sabe como começar esse processo?

Essa solicitação é feita perante o INSS, apresentando, os documentos corretos.

Como mencionamos antes, você pode clicar aqui e conferir uma lista de documentos que comprovam a atividade rural para quem não trabalhou de carteira assinada.

Caso você esteja com dificuldade de analisar as informações, entender qual é a documentação e o procedimento correto, não se sinta sozinho, boa parte dos segurados também passam pela mesma dificuldade. Nesses casos é importante buscar o apoio de um advogado previdenciário para prestar o auxílio necessário de acordo com o seu caso concreto.

Ficou com alguma dúvida após ler este post? Nos conte nos comentários!

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: