Aposentadoria Especial 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
aposentadoria especial 2021

A aposentadoria especial foi uma das grandes atingidas pela Reforma da Previdência. Se você ainda não conhece as novas regras nos acompanhe neste conteúdo.

O que é a Aposentadoria Especial?

Esta modalidade de aposentadoria é dedicada aos segurados que atuam em condições insalubres e/ou perigosas, ou seja, expostos a situações que proporcionam danos à saúde ou risco à vida.

A Aposentadoria Especial permite que o segurado se aposente mais cedo quando comparada à aposentadoria comum. Isso ocorre, pois a intenção por trás dessa aposentadoria é justamente afastar o segurado das atividades prejudiciais.

Quais são as regras para obter essa aposentadoria?

Os segurados que preencheram os requisitos para aposentadoria até o dia 12/11/2019 têm direito adquirido de se aposentarem pelas regras antigas, ou seja, preenchendo 25, 20 ou 15 anos de contribuição, a depender da gravidade da atividade, sem idade mínima.

Esse direito pode ser exercido hoje, mesmo após a reforma da previdência.

Agora, para os demais segurados, ou seja, aqueles que não atingiram o direito à aposentadoria antes da reforma, as regras aplicadas são as seguintes:

Regras de Transição

Aposentadoria por 25 Anos de Contribuição – 86 pontos

Aposentadoria por 20 Anos de Contribuição –76 pontos

Aposentadoria por 15 Anos de Contribuição – 66 pontos

Para completar os pontos é necessário preencher o tempo mínimo de contribuição e o restante completar com idade.

Caso o segurado tenha tempo de contribuição além do mínimo, este tempo também é contabilizado nos pontos. Exemplo: Aposentadoria de 25 anos – segurado com 30 anos de contribuição poderá se aposentar com 56 anos de idade, pois 30 + 56 = 86.

Lembrando que o tempo mínimo exigido nesta regra é apenas o tempo de contribuição, a idade pode variar, desde que atinja o mínimo de pontos.

Novas Regras: 

Essas são as regras válidas para quem começou a contribuir a partir do dia 13/11/2019

Aposentadoria por 25 Anos de Contribuição – 60 Anos de Idade

Aposentadoria por 20 Anos de Contribuição – 58 Anos de Idade

Aposentadoria por 15 Anos de Contribuição – 55 Anos de Idade

VALOR DA APOSENTADORIA

O valor da aposentadoria para os homens que se aposentam por 25 ou 20 anos de contribuição, segue a regra geral: 60% do salário de benefício + 2% para cada ano que ultrapassar os 20 anos de contribuição.

Já para os homens que se aposentam por 15 anos de contribuição, a regra é um pouco diferente: 60% do salário de benefício + 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição.

Para as mulheres, apesar das regras de concessão da aposentadoria serem iguais às dos homens, o valor do benefício segue uma regra diferente. Independente do tempo de contribuição (15, 20 ou 25 anos) o valor será: 60% do salário de benefício + 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição.

Para saber o valor do salário de benefício utilizado nesta regra é necessário calcular a média aritmética de 100% dos salários de contribuição desde julho de 1994 até o último anterior à solicitação. Os valores devem ser atualizados, somados e divididos pela quantidade.

O resultado será o salário de benefício após a Reforma da Previdência.

É difícil obter a Aposentadoria Especial?

Esta modalidade é mais complexa que as demais, pois é necessário preencher os requisitos e comprovar ao INSS que a atividade especial realmente foi exercida.

Essa comprovação é feita através de documentos.

O segurado que pretende se aposentar por essa modalidade pode optar por fazer o Planejamento Previdenciário. 

Este serviço é um pacote completo para que o segurado entre com a aposentadoria da forma correta. Através dele o segurado saberá quais os documentos deve obter, qual é a melhor regra para aposentadoria, qual será o valor do benefício e se existe alguma regra que pode beneficiá-lo e ajudar na hora de se aposentar.

Em caso de dúvidas, o segurado pode buscar o apoio de um Advogado Previdenciário para executar este planejamento.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: