Segurado Rural tem direito ao Auxílio-Acidente?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Segurado Rural tem direito ao Auxílio-Acidente

O auxílio acidente é um benefício concedido aos segurados que sofrem com a sequela de um acidente ou doença.

Os segurados rurais têm esse direito e neste post vamos explicar quais são os critérios para a concessão deste benefício.

O que é o auxílio-acidente?

O auxílio acidente é um benefício previdenciário concedido aos segurados que sofreram uma sequela permanente após passarem por uma doença ou acidente.

Atenção para não confundir este benefício com o auxílio-doença. Este benefício será concedido enquanto o segurado estiver incapacitado para o trabalho e precisa ficar afastado de suas atividades laborais, já o auxílio-acidente, o segurado já está em condições de voltar ao trabalho, porém foi constatada uma sequela que reduziu a capacidade de trabalho do segurado.

Este benefício se assemelha a uma indenização, que serve para compensar a sequela que o segurado sofreu, que reduziu sua capacidade de trabalho.

Como receber o auxílio-acidente?

Para receber o benefício o segurado precisa comprovar a sequela que sofreu. Essa comprovação pode ser feita através de laudos e exames que você deve manter atualizado.

Vale lembrar que a sequela não impede o segurado de voltar a trabalhar, ou seja, trata-se de uma incapacidade parcial.

Por ser um benefício de cunho indenizatório, não existe empecilho para o segurado voltar às suas atividades laborais, o trabalhador poderá receber sua renda mensal e o benefício ao mesmo tempo.

Outra prova necessária é da atividade rural. 

Os empregados rurais poderão comprovar sua qualidade de segurado do INSS para receber o benefício através de suas contribuições ao INSS, carteira de trabalho, etc.

Já os segurados rurais que trabalham em regime de economia familiar precisarão comprovar esta atividade para conseguir o benefício, já que os mesmos não contribuem para o INSS.

Qual é o valor do benefício?

A reforma da previdência alterou o valor deste benefício, portanto o segurado precisa estar atento às mudanças, confira a regra atualizada:

O valor do auxílio-acidente corresponde a 50% do valor que você teria direito caso fosse aposentado por invalidez na hora do acidente.

A aposentadoria por invalidez, após a reforma, corresponde a 60% do salário de benefício mais 2% por ano a partir do 21º ano de contribuição. 

A exceção são os acidentes de trabalho, cujo valor da Aposentadoria por Invalidez será de 100% do salário de benefício.

Se você precisa de orientação para obter a documentação correta, fazer o cálculo do benefício e entrar com o pedido, busque o apoio de um Advogado Previdenciário.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: