Eliminar tempo de contribuição pode melhorar sua Aposentadoria?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Eliminar tempo de contribuição pode melhorar sua Aposentadoria?

É normal o segurado buscar incansavelmente pelo tempo de contribuição e soa estranho falarmos sobre eliminar tempo de contribuição para melhorar a Aposentadoria. 

Ocorre que após a Reforma da Previdência as regras para Aposentadoria mudaram drasticamente e com essas mudanças precisamos adotar novas estratégias para garantir um benefício melhor.

PLANEJAMENTO PODE MELHORAR A SUA APOSENTADORIA

Sempre comentamos nas nossas postagens sobre a importância do Planejamento Previdenciário para Aposentadoria.

Através do planejamento será identificado regras como a de hoje e muitas outras que podem beneficiar o segurado, portanto, planejar antes de solicitar o benefício de aposentadoria pode fazer diferença no futuro da sua Aposentadoria.

Valor da Aposentadoria Após a Reforma da Previdência

Após a Reforma da previdência, a regra geral para o pagamento de aposentadorias é de:

60% do salário de benefício + 2% por ano de contribuição a partir do 21º ano de contribuição.

Existem algumas exceções, mas como regra o valor da aposentadoria segue este padrão.

Para entendermos melhor este valor, vamos explicar como é feito o cálculo do salário de benefício, confira:

Média aritmética simples de 100% dos salários de contribuição desde julho de 1994 até o último anterior à solicitação, devidamente atualizados.

A média consiste na soma dos salários de contribuição e a divisão do valor pela quantidade.

Vale lembrar que antes da reforma eram considerados apenas os 80% dos  maiores salários de contribuição e hoje utiliza-se 100%, ou seja, entra no cálculo da sua aposentadoria bons salários e salários ruins.

Eliminar tempo de Contribuição, quando é vantagem?

Se você prestou atenção no nosso tópico anterior, você pôde perceber que os seus salários de contribuição mais baixos podem contribuir negativamente para o cálculo da sua aposentadoria, pois o valor final do seu benefício será menor.

Pois bem, mas quando é vantagem eliminar esses períodos de salário de contribuição mais baixos?

Hoje para se aposentar a maioria das regras exige idade mínima e muitas pessoas antes mesmo de chegar na idade exigida já completaram o tempo de contribuição exigido.

Ou seja, existem pessoas que antes mesmo dos 60 anos já estão com mais de 30 anos de contribuição. 

Essas pessoas que já atingiram o tempo de contribuição exigido mas não atingiram a idade terão tempo de contribuição “sobrando” ou seja, podem eliminar algum período se isso for vantagem.

Para analisar se é vantagem será necessário identificar qual período de contribuição você teve com salários muito mais baixos que podem contribuir negativamente para a média da sua aposentadoria. 

Após analisar essas informações deve ser comparado o cálculo da aposentadoria eliminando os períodos de contribuição mais baixos e o cálculo incluindo esses períodos.

Um ponto importante é que a aposentadoria paga 2% a mais a partir do 21º ano de contribuição então este cálculo precisa ser feito de forma detalhada e atenta para identificar quais regras trazem mais vantagens para o segurado.

Caso esteja com dúvidas sobre este cálculo faça um Planejamento Previdenciário junto a um Advogado especialista.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: