Auxílio Doença X Auxílio Acidente: Saiba a Diferença

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
auxílio doença vs auxílio acidente

Um tema que gera muita dúvida entre os segurados é a diferença entre o auxílio doença e o auxílio acidente.

Quando um se aplica um ou outro? Vamos explicar cada um desses benefícios e esclarecer suas dúvidas sobre este tema extremamente importante para os segurados.

Logo de início vamos esclarecer uma dúvida muito comum que é: Auxílio doença é só para casos de doença e auxílio acidente é só para casos de acidente?

Não. Na verdade, ambos os benefícios podem ser aplicados em casos de doença ou acidente. O que muda é a condição do segurado.

Para esclarecer melhor esse ponto, continue neste ponto conosco.

AUXÍLIO DOENÇA

O auxílio doença é um benefício previdenciário concedido aos segurados que passam por algum acidente ou doença que impediu o trabalhador de continuar trabalhando temporariamente.

Esse acidente ou doença pode ser ligado ao trabalho ou não.

Vale lembrar, que para as pessoas que trabalham de carteira assinada, o benefício pode ser requerido a partir do 16º dia de afastamento, já que os 15 primeiros dias são de afastamento custeado pelo próprio empregador.

O auxílio doença é um benefício temporário, ou seja, você poderá recebê-lo enquanto perdurar a sua incapacidade para o trabalho. Ao fazer a perícia o INSS irá analisar a sua situação e irá estipular um prazo para recebimento do benefício, caso o benefício esteja chegando ao fim e você ainda não tenha se recuperado da incapacidade é necessário solicitar a prorrogação.

AUXÍLIO ACIDENTE

Já o auxílio acidente é um benefício pago pelo INSS e funciona como um tipo de indenização.

Ele será devido aos segurados que sofreram algum tipo de acidente que resultou na redução da capacidade para o trabalho.

Essas sequelas que reduziram a força de trabalho do segurado devem ser permanentes.

Ou seja, o segurado, para ter direito ao auxílio acidente deverá sofrer uma sequela permanente que tenha comprometido de alguma forma a sua força de trabalho.

Vale lembrar que essa sequela pode ser ocasionada não só por um acidente, mas também por alguma doença.

Assim como no auxílio doença, a origem deste acidente ou doença pode ser ou não ser ocasionada pelo trabalho.

O auxílio acidente é um benefício contínuo. Como dissemos, ele é como uma indenização, portanto você recebera sem prazo final, podendo inclusive continuar recebendo o beneficio mesmo voltando ao mercado de trabalho.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: