Curiosidades sobre os benefícios do inss

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Neste post vamos fazer um tira dúvidas geral sobre os benefícios do INSS. Quer ficar por dentro dessas dicas? Nos acompanhe nessa leitura.

  • Os benefícios do INSS podem ser julgados em até 90 dias

Foram acordados entre o INSS, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) e foram homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) um acordo para aumentar os prazos de análise os benefícios de: Benefício assistencial (BPC/LOAS) e Aposentadorias (menos por invalidez) em até 90 dias.

  • Salário de benefício não é a mesma coisa que salário de contribuição

Quando você recebe um benefício do INSS o cálculo dele é feito com base não no salário de contribuição, mas sim, no salário de benefícios.

Exemplo, o auxílio-doença é no valor de 91% do salário de benefício. Esse valor não é 91% do seu salário, mas sim, do salário de benefício.

Esse salário de benefício é calculado da seguinte forma:

  • Após a Reforma o valor é a média aritmética de 100% dos salários de contribuição desde julho de 1994 até o último anterior à solicitação. É necessário atualizar o valor dos salários de contribuição, somar o valor deles e dividir pela quantidade.

Após esse cálculo aí sim você consegue obter o valor do salário de benefício.

  • A aposentadoria dos professores após a reforma segue a mesma regra para o INSS e servidores federais

Após a reforma a regra unificada será aplicável a todos os professores que começaram a contribuir a partir do dia 13/11/2019, portanto existem regras diferentes para quem já contribuiu antes da reforma (regras de transição).

  • Homem: 25 Anos de Contribuição + 60 Anos de Idade
  • Mulher: 25 Anos de Contribuição + 57 Anos de Idade
  •  Valor mínimo para aposentadoria

O benefício de aposentadoria não poderá ser concedido em valor inferior ao salário mínimo. Portanto, ainda que feitos os cálculos e o valor do benefício resulte e valor menor, ainda sim, o segurado receberá um salário mínimo como valor de benefício.

E aí, gostou dessas curiosidades? Se tem mais alguma dúvida, deixe nos comentários e nós podemos fazer uma parte 02 deste post.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: