Se você perdeu a sua carteira de trabalho e não sabe o que fazer, vamos te dar dicas de como recuperar essas informações para que você não saia no prejuízo.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documentos essenciais na vida do trabalhador. Os seus registros são provas de todo o histórico profissional servindo como comprovação para benefícios diversos, principalmente trabalhistas e previdenciários.
Nós sabemos que por diversos acasos da vida muitos trabalhadores acabam perdendo este documento. Caso isso aconteça não precisa ficar desesperado, continue essa leitura e se informe sobre como recuperar seus registros que estavam na Carteira de Trabalho.
Dê conhecimento às autoridades
A carteira de trabalho é um documento muito importante com informações muito valiosas sobre você. Quando este tipo de documento some o primeiro passo é comunicar às autoridades.
Aliás, esse passo deve ser feito para perda de qualquer documento, cartão de crédito etc.
A comunicação é feita através do boletim de ocorrência. O B.O hoje em dia pode ser feito de forma bem prática através da Delegacia Eletrônica.
Solicite uma nova Carteira de Trabalho
O próximo passo é solicitar que seja emitida uma nova Carteira de Trabalho.
A solicitação pode ser feita na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, ou qualquer outra instituição habilitada que atenda na sua cidade.
Recuperando os Registros antigos
Para recuperar os dados da sua carteira antiga, ao solicitar a 2ª via da sua carteira de trabalho informe a situação e leve consigo os seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovantes de trabalhos anteriores, como:
- Extrato do FGTS original;
- Homologação dos antigos empregos;
- Comprovantes de seguro desemprego.
- Extrato Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)
Se você não tiver esses documentos, poderá entrar em contato com as empresas no qual já trabalhou e solicitar o repasse das informações para requerimento da nova carteira.
A empresa poderá fazer uma declaração que valerá como prova dos períodos que você já trabalhou e assim será possível refazer a suas anotações trabalhistas.
Ao fazer a declaração, a empresa precisa se atentar para informações essenciais que devem constar no documento, como:
- Nome do trabalhador;
- CPF e RG;
- Número do PIS;
- Número da antiga carteira;
- Período no qual o empregado trabalhou na empresa;
- Valor do último salário.
Vale mencionar que a empresa deve auxiliar o ex-empregado nessa missão e caso não haja colaboração é possível ingressar com um processo judicial para que seja dada esta ordem à empresa.
Caso este passando por essa situação, busque um advogado de sua confiança.
Em quanto tempo minha CTPS fica pronta?
A elaboração do registro é simples, pode ser feito no mesmo dia caso seja digital ou em até 10 dias em outros casos. O que leva tempo é obter a documentação.
Se você precisa de ajuda busque um advogado para lhe auxiliar nos casos mais complexos.
Não espere muito tempo para tomar as providências e solicite sua nova carteira, seus direitos trabalhistas e previdenciários podem depender dela.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.