O que é considerado acidente de trabalho para enfermeiros?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conheça as características básicas dos acidentes de trabalho e o que é acidente de trabalho para enfermeiros

 Acidentes de trabalho

Você sabe o que é acidente de trabalho para enfermeiros? Existe uma série de fatores que podem caracterizar a situação e garantir benefícios aos trabalhadores. 

Confira neste artigo as características básicas dos acidentes de trabalho e saiba quais são os agentes de risco que o profissional de enfermagem está exposto. 

Características básicas do acidentes de trabalho

Muito mais comum do que se imagina, o acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o exercício da atividade profissional. 

Conforme dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), os registros de acidente de trabalho entre 2012 e 2018 somaram 4,26 milhões. Somente em 2018 foram mais de 800 mil acidentes registrados.

Com uma quantidade ainda mais elevada, no período citado foram registrados um número de afastamentos nas empresas brasileiras por acidente de trabalho superior a 335 milhões. 

Existem três tipos de acidentes de trabalho principais:

  1. Doença Profissional

Também conhecida como doença ocupacional, ocorre quando há exposição contínua do trabalhador aos agentes de riscos, que podem ser físicos, químicos ou biológicos. 

2. Doença de Trabalho

As doenças de trabalho não possuem um agente de risco comum e podem ser decorrentes das condições especiais de um ambiente de trabalho.

Geralmente há um fator particular que se relaciona com a função exercida pelo profissional, mas isso não é regra. A vítima precisa comprovar a relação da doença com o trabalho,  o que torna este um dos tipos de acidentes de trabalho mais difíceis para conseguir benefício. 

3. Acidente de percurso

O acidente de percurso é aquele que ocorre durante o trajeto do colaborador até a empresa ou até a sua residência. Contudo, é preciso estar dentro da rota traçada pela empresa. 

Se, por algum motivo o colaborador desvia a rota e se acidenta, a empresa deixa de ser responsável pelo evento. 

Compreendido as características básicas dos acidentes de trabalho, vamos conhecer o que é considerado acidente de trabalho para enfermeiros. 

Quando estas situações acontecem, há algumas compensações que o colaborador pode solicitar:

  • Auxílio Doença
  • Auxílio-acidente
  • Habilitação ou reabilitação profissional
  • Aposentadoria por invalidez e pensão por morte, sendo o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) responsável pelos benefícios. 

Quais são os agentes de risco que o profissional de enfermagem está exposto?

Assim como os demais profissionais estão expostos à agentes de riscos, o profissional da enfermagem encontra-se ainda mais passível de acidentes de trabalho, uma vez que sua exposição envolve agentes biológicos, químicos, físicos dentre outros que podem comprometer a saúde do trabalhador.

Acidentes de trabalho

  1. Agentes biológicos

Ao prestar serviço à pacientes com as mais variadas doenças, o profissional de enfermagem pode se contaminar. Isso é considerado acidente de trabalho, uma vez que o profissional adoeceu em exercício da função profissional.

2. Agentes químicos

Os agentes químicos como fator de risco estão relacionados aos medicamentos manipulados pelo profissional. Além das doenças com as quais o enfermeiro entre em contato, há também inúmeros medicamentos que podem provocar desde reações alérgicas até contaminações e intoxicação.

3. Agentes físicos

Os agentes físicos relacionam-se aos riscos que envolvem o material de trabalho utilizado pelo profissional e que podem ferir a integridade física. Como as seringas e os bisturis, por exemplo. 

4. Agentes psicológicos

Outro agente de risco que o profissional de enfermagem está exposto são os transtornos psicológicos. Nestes casos também é possível garantir benefícios previdenciários.

Geralmente com jornadas de trabalho de 12 horas consecutivas, estes profissionais se relacionam com paciente vulneráveis emocionalmente por um longo período de tempo, o que pode acarretar em uma proximidade muito grande.

Além disso, grande parte dos profissionais desta categoria duplicam sua jornada para complementar a renda, o que resulta em um esgotamento físico e mental. Isso deixa o enfermeiro muito mais vulnerável aos agentes de riscos, uma vez que seu nível de atenção é reduzido.

Acidentes de trabalho

Independente do tipo de acidente, é indispensável a comunicação do ocorrido na sequência. No Brasil isso é feito através do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). 

É importante que você conheça seus direitos e saiba o que é considerado acidente de trabalho para enfermeiros. Nós da Advocacia Rodrigo Moura temos o conhecimento técnico para te ajudar. 

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Leia também: Aposentadoria para profissionais da enfermagem

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: