Câncer e a Aposentadoria por Invalidez

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
aposentadoria cancêr

Portadores de Câncer podem se aposentar por invalidez? Quando isso pode acontecer?

Hoje vamos falar sobre este importante direito dos portadores de câncer e explicar quais são os requisitos para que isso seja possível.

Para que você entenda mais sobre este tema, vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. Auxílio Doença x Aposentadoria por Invalidez para os Portadores de Câncer
  2. Portadores de Câncer podem se aposentar mais cedo?
  3. Quando a Aposentadoria por Invalidez pode ser concedida?

Continue conosco e conheça os seus direitos.

1.Auxílio Doença x Aposentadoria por Invalidez para os Portadores de Câncer

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é quando solicitar o auxílio doença e quando solicitar a aposentadoria por invalidez.

O auxílio doença é o benefício que deve ser requerido quando o paciente está incapacitado para o trabalho.

Desta forma, esse segurado ficará afastado do trabalho durante um período de tempo e receberá o valor do benefício durante este afastamento.

A aposentadoria por invalidez é concedida apenas quando o paciente se encontra numa situação de impossibilidade de recuperação. Vamos explicar em outro tópico melhor essa situação.

O que você precisa saber sobre a diferença entre esses dois benefícios é que o auxílio doença deverá ser o primeiro a ser solicitado e apenas em casos de incapacidade total e definitiva este benefício poderá ser convertido em Aposentadoria por Invalidez.

2. Portadores de Câncer podem se aposentar mais cedo?

Sim! A Reforma da Previdência trouxe regras que tornaram a aposentadoria dos brasileiros algo muito mais difícil de ser conquistado.

Os pacientes que passam pelo Câncer, ainda que saiam vitoriosos da doença, nem sempre mantém as condições para continuar trabalhando.

Existem casos, inclusive, que a doença se perdura ao longo de muitos anos e, nesse caso, se não há uma expectativa de cura, também há a possibilidade de sair do auxílio doença e solicitar a conversão em Aposentadoria por Invalidez

3. Quando a Aposentadoria por Invalidez pode ser concedida?

A Aposentadoria por Invalidez será concedida nos casos em que o paciente se encontre numa situação de incapacidade total e permanente.

O que isso quer dizer?

Isso significa dizer que a doença gerou uma incapacidade que impede o segurado de exercer qualquer tipo de trabalho e este impedimento não possui qualquer previsão de melhora.

Desta forma, quando o Câncer atinge essa situação, o benefício do segurado deverá passar de auxílio doença para Aposentadoria por Invalidez.

Para que isso seja possível, o segurado deverá fazer o pedido da conversão do auxílio doença para a Aposentadoria por Invalidez.

Caso este pedido lhe seja negado, busque a orientação de um Advogado Previdenciário.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: