Como o CNIS pode te ajudar na aposentadoria

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Como o CNIS pode te ajudar na aposentadoria

Entenda através deste artigo o que é o CNIS e como ele pode te ajudar na aposentadoria.

O que é o CNIS?

CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais e trata-se de um banco de dados que contém toda a informação de contribuição do segurado ao INSS.

É com base no CNIS que o INSS fará o cálculo da sua aposentadoria.

Isso significa que se o seu CNIS estiver errado a sua aposentadoria será concedida pelas informações erradas. Por isso, pode ser interessante solicitar a análise prévia de um advogado e fazer o Planejamento Previdenciário antes de entrar com o pedido de aposentadoria.

Qual é o momento certo para corrigir o CNIS?

Os segurados prevenidos terão menos problemas na aposentadoria. O CNIS está à disposição do segurado e ele pode conferir sempre que achar necessário.

O segurado pode obter o extrato através do site ou aplicativo MEU INSS.

É importante que de tempos em tempos o segurado observe se todas as suas contribuições estão lá, se está faltando alguma contribuição, se a empresa deixou de fazer algum repasse etc.

Caso seja necessário fazer alguma correção, o segurado poderá solicitar a INSS a qualquer tempo. Portanto, quanto antes o segurado identificar o problema será mais fácil resolvê-lo.

Trabalhador pode ter mais de um CNIS?

Sim, existe essa possibilidade. Por isso, quem possui mais de um NIT – Número de Identificação do Trabalhador precisa solicitar a consolidação desses registros em um só.

Trabalhadores que ganharam ações trabalhistas

Outra informação importante sobre o CNIS é que no caso de reclamações trabalhistas, o resultado da sentença não é registrado automaticamente pelo INSS.

As pessoas que ganharam ações trabalhistas que versem sobre a comprovação de termo de serviço, alteração do valor do salário dentre outras mudanças que impactem no recolhimento e no tempo de contribuição perante o INSS, requerer que o INSS seja notificado dessa decisão para que conste essa alteração no CNIS.

O CNIS é um documento fundamental para a aposentadoria do segurado, portanto, cuide do seu cadastro com atenção buscando sempre verificar se está tudo correto e caso precise de ajuda busque o apoio de um advogado previdenciário.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: