CNIS: O que é e como obter o extrato

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
CNIS O que é

CNIS é o documento que serve como prova para diversos direitos, entenda o que é este documento e confira como obter este extrato de forma simples.

O que é o CNIS?

CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais, neste cadastro constam todas as suas contribuições para a previdência social (INSS).

Portanto, quando as pessoas dizem “extrato do CNIS” é uma relação de todas as informações contendo todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu CNIS.

Este extrato é fornecido pelo INSS e serve para diversas finalidades, por exemplo, para você identificar o seu tempo de contribuição para aposentadoria, para averiguar se o empregador está fazendo o repasse da contribuição para o INSS e etc.

Quais informações constam no CNIS?

Neste documento você irá encontrar todas as suas contribuições para o INSS.

Além disso, você também irá encontrar informações como:

  • Nome do empregador;
  • Período trabalhado;
  • Remuneração recebida
  • Contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), na condição de contribuinte individual e/ou prestador de serviço (trabalhadores por conta própria).

Trata-se de um documento completo e muito importante para o trabalhador.

Como obter o extrato do CNIS?

Existem algumas formas de obter este extrato, sem a necessidade de comparecer à agência do INSS.

MEU INSS

Através do portal online do INSS, o MEU INSS, é possível obter o extrato do CNIS de forma fácil e rápida.

Para entrar no portal, se esta for a sua primeira vez, será necessário fazer um cadastro, nas demais vezes o portal irá lhe pedir apenas o seu Log in e senha.

Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.

Caixa Econômica Federal 

Quem é correntista da Caixa Econômica Federal pode consultar o extrato no caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet (home banking), através da opção “Extrato Previdenciário”.

Banco do Brasil

Os correntistas do Banco do Brasil também têm essa facilidade e podem consultar o extrato no caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet (home banking), através da opção “Previdência Social”, no Banco do Brasil.

Se você está com dúvidas na hora de obter o seu documento, ligue para o número do INSS, 135 e tire suas dúvidas.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: