Por Quanto Tempo Posso Receber um Benefício do INSS?

Uma pergunta que recebemos de vocês, em comentários aqui do blog: Por Quanto Tempo Posso Receber um Benefício do INSS?? Quer saber por quanto tempo você vai receber o seu benefício previdenciário? Confira essas dicas e fique por dentro.

• Aposentadoria Especial

Este benefício é concedido por tempo indeterminado e gera direito à pensão por morte aos dependentes, após o falecimento do aposentado.

O beneficiário só perde o direito a esta aposentadoria quando volta a trabalhar em atividades insalubres ou perigosas após a concessão da aposentadoria.

• Aposentadoria por Idade

• Aposentadoria por Tempo de Contribuição

• Aposentadoria por Invalidez

Este benefício é uma espécie de aposentadoria adiantada nos casos em que o segurado esteja permanentemente incapacitado para trabalhar em função de aciente ou doença.

Essa aposentadoria pode ser concedida por tempo indeterminado e também gera direito a pensão por morte. A diferença é que se o segurado deixa de preencher os requisitos, a aposentadoria pode ser cessada.

Além disso, de tempos em tempos o INSS realiza o “pente fino”, operação para identificar se os segurados que recebem benefícios por incapacidade ainda estão inaptos para voltar às atividades.

• Auxílio-Acidente

Este benefício é uma espécie de indenização por sequelas fruto de acidente ou doença, sofridos pelo segurado, que reduziram permanentemente a capacidade para o trabalho.

Esse benefício pode ser concedido por tempo indeterminado, mas se o segurado deixa de preencher os requisitos, o benefício é suspenso.

Lembrando que o INSS realiza o “pente fino”, operação para identificar se os segurados que recebem benefícios por incapacidade ainda fazem jus ao benefício.

• Auxílio-Doença

Via de regra, o perito do INSS define o prazo de afastamento. Caso o perito não deixe claro, o afastamento será pelo prazo legal de 120 (cento e vinte) dias.

• Aposentadoria da Pessoa com Deficiência

Ficou com dúvida sobre algum benefício? Nos conte nos comentários.