Aposentadoria de enfermagem – como conquistar o melhor benefício?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
aposentadoria de enfermeira

A aposentadoria de enfermagem possui inúmeras peculiaridades, e houve diversas mudanças após a Reforma da Previdência que complicaram a vida das enfermeiras. No entanto, ainda é possível conquistar o melhor benefício seguindo algumas dicas valiosas que mostraremos nessa postagem.

  • O que é a aposentadoria de enfermagem?
  • Como conquistar o melhor benefício?
  • Como o advogado pode ajudar?

Clique agora no botão abaixo para baixar o seu CheckList com todos os documentos essenciais para a aposentadoria da enfermagem.

O que é a aposentadoria de enfermagem?

A aposentadoria de enfermagem é aquela destinada a todas às pessoas que exercem a função de enfermeiro. Mas é preciso entender alguns detalhes importantes.

Todo enfermeiro que cumpre os requisitos definidos pelo Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) pode se aposentar através de uma aposentadoria especial, destinada àquelas pessoas que colocam a vida ou a saúde em risco em prol da profissão.

A enfermeira, por exemplo, é expostas a agentes físicos, químicos e biológicos todos os dias no hospital, e por isso, está arriscando ser contaminada por algum vírus ou bactéria, para sanar essa exposição mais cedo, as enfermeiras podem se aposentar ao completarem 25 anos de profissão e 60 anos de idade.

No entanto, nem sempre a aposentadoria especial é a mais vantajosa para quem deseja receber o maior benefício na aposentadoria.

Isso porque, com a Reforma da Previdência, a enfermeira não recebe mais a aposentadoria integral. Antes da Reforma o cálculo para o benefício de aposentadoria na modalidade especial era muito vantajoso.

Funciona da seguinte forma: 80% das maiores contribuições! Sem qualquer redutor. O valor ficava muito semelhante, ao que a pessoa recebia no último salário.

No entanto, hoje o cálculo para a aposentadoria especial ficou da seguinte forma.

60% da média de todos os salários + 2% a mais para as mulheres que ultrapassarem os 15 anos de contribuição e 2% a mais para os homens que ultrapassarem 0s 20 anos.

A pessoa já perde no início quando tem todos os salários calculados, isso significa que as contribuições mais baixas entram no cálculo, e segue perdendo pois 60% do valor das contribuições é desconsiderado. Por isso, hoje nem sempre a aposentadoria especial é a mais vantajosa.

Saiba mais: Aposentadoria Especial da Enfermagem

Como conquistar o melhor benefício?

Mas, como conquistar o benefício mais vantajoso com tantos obstáculos? Essa não é uma tarefa fácil, o trabalho é complexo, mas é possível.

Existem hoje as regras de transição que foram criadas para amenizar os efeitos da Reforma para aquelas pessoas que já contribuíam quando a Reforma da Previdência foi aprovada em novembro de 2019.

Para alguns a regra de transição da Aposentadoria Especial vai ser a mais vantajosa, já para outros existe uma regra que pode gerar um benefício maior que é a conversão de tempo especial em comum!

Funciona da seguinte forma para converter.

  • Homens multiplica o tempo especial por 1,2
  • Mulheres multiplica o tempo especial por 1,4

Dessa forma, utilizando uma regra de transição que proporcione um cálculo de aposentadoria mais vantajoso é possível conquistar um excelente benefício.

Mas para isso você vai precisar de um advogado especialista!

Leia também: 3 dicas para a aposentadoria da enfermagem

Como o advogado pode ajudar?

O advogado especialista é o profissional que vai estudar o seu caso, vai entender o seu histórico profissional e propor a melhor forma para a sua aposentadoria.

Cabe ao advogado decidir qual a regra previdenciária é a mais vantajosa para você, para isso, é necessário fazer uma análise detalhada do caso e realizar os cálculos em cada regra previdenciária para decidir a mais vantajosa.

Por isso, é tão importante a escolha do advogado. O ideal é que esse profissional seja especialista em direito previdenciário, tenha se atualizado em relação a reforma da previdência e possua ampla experiência em aposentadoria da enfermagem, já que existem muitas particularidades nesse tipo de aposentadoria!

Caso deseje conversar sobre a sua aposentadoria basta clicar no botão abaixo, será um prazer conhecer a sua história!

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: