Entenda a aposentadoria para enfermeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Entenda a aposentadoria para enfermeiro

A aposentadoria para enfermeiro está causando muitas dúvidas nos profissionais, principalmente após a Reforma da Previdência. Acompanhe essa postagem e entenda em detalhes como funcionam as novas regras para garantir a melhor aposentadoria!

Nesse post você vai ver!

  • O que é a aposentadoria para enfermeiro?
  • Como garantir a melhor aposentadoria mesmo após a Reforma?
  • Quando devo procurar um advogado?

Clique agora no botão abaixo para baixar o seu CheckList com todos os documentos essenciais para a aposentadoria da enfermagem.

O que é a aposentadoria para enfermeiro?

A aposentadoria para enfermeiro é aquela destinada aos profissionais da saúde. O enfermeiro geralmente trabalha em clínicas e hospitais, e por isso, está exposto a agentes prejudiciais  como vírus e bactérias. Dessa forma, para reduzir o tempo à exposição de risco, existe a aposentadoria do enfermeiro que possui regras diferenciadas.

Antes da Reforma da Previdência bastava ser atuando na profissão de risco para se aposentar recebendo aposentadoria integral.

Todos enfermeiros que completaram 25 anos de profissão até o dia 12 de novembro de 2019 (antes da aprovação da Reforma) podem se aposentar pela regra antiga.

No entanto, após a Reforma da Previdência as regras do jogo mudaram. Hoje existe ainda uma idade mínima para se aposentar. Por isso, os profissionais da área da enfermagem precisam atingir os seguintes critérios.

  • 25 anos de profissão
  • 60 anos de idade

Outra mudança significativa foi na hora de calcular o benefício de aposentadoria. A regra hoje é a seguinte:

60% da média de todos os salários recebidos desde julho de 1994, mais 2% a mais para as mulheres que ultrapassarem os 15 anos de profissão, e 20 para os homens.

Essa nova regra trouxe perdas significativas para o benefício dos enfermeiros.

Contudo, existe a regra de transição da aposentadoria especial, que pode ser utilizada por todas as pessoas que já contribuíram para a previdência antes da aprovação da Reforma, que aconteceu no dia 13 de novembro de 2019.

O critério é o seguinte

  • A soma da idade mais o tempo de contribuição precisa resultar em 86 anos.

Já o cálculo para decidir o valor do benefício é o mesmo.

60% da média de todos os salários recebidos desde julho de 1994, mais 2% a mais para as mulheres que ultrapassarem os 15 anos de profissão, e 20 para os homens.

Saiba mais: Aposentadoria Especial da Enfermagem

Como garantir a melhor aposentadoria mesmo após a Reforma?

Para garantir a melhor aposentadoria mesmo após a Reforma é preciso estar muito atento às atualizações da Legislação Previdenciária, e ter experiência na aposentadoria para enfermeiro.

Entre as opções para garantir o melhor benefício está, a conversão de tempo especial em comum, que em alguns casos, pode garantir pode ser um conhecimento valioso.

Todo o tempo especial trabalhado até a aprovação da Reforma da Previdência, pode ser convertido em comum. Para as mulheres o tempo especial vale 1,2 e para os homens 1,4.

Mas como isso pode ajudar?

Além da regra de transição da Aposentadoria Especial, existem ainda mais 5 regras que podem ser utilizadas para melhorar o valor do benefício de aposentadoria.

Dessa forma, ao converter o tempo especial em comum, escolhendo uma regra de transição mais vantajosa, em muitos casos é possível ter um benefício ainda mais vantajoso do que se aposentando pela regra antiga!

Mas como saber qual a melhor regra para o seu caso? É isso que veremos agora!

Leia também: 3 dicas para a aposentadoria da enfermagem

Quando devo procurar um advogado?

Para saber qual a melhor regra para o seu caso é necessário conversar com um advogado especialista em direito previdenciário, que já tenha se atualizado em relação à Reforma da Previdência e que tenha experiência na aposentadoria do enfermeiro.

O profissional vai avaliar o seu caso e estudar todas as opções de aposentadoria, para que você conquiste o melhor benefício. Por isso, caso deseje conversar comigo sobre o seu caso, basta clicar no botão abaixo!

 

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: