Doenças na Coluna podem gerar direito à Aposentadoria Por Invalidez

doenças na coluna aposentadoria invalidez

Doenças na coluna são motivos de muitos afastamentos hoje no INSS. Quando o segurado não consegue se recuperar, existe a possibilidade de Aposentadoria Por Invalidez.

Hoje vamos falar sobre este direito e citar algumas doenças na coluna que podem gerar direito a esta aposentadoria.

Continue conosco e conheça os seus direitos.

Hérnia De Disco

Um dos motivos campeões em afastamento pelo INSS, a hérnia de disco é uma doença que afeta regiões como:

  • Cervical – o pescoço;
  • Torácica – localizada no meio das costas;
  • Lombar – região mais baixa das costas. 

Esta doença se manifesta quando o disco intervertebral, situado entre as vértebras da coluna, perde sua forma original e começa a incomodar a medula espinhal.

Osteofitose

Esta doença é popularmente conhecida como o “bico-de-papagaio”, que nada mais é do que pequenas expansões ósseas, semelhantes a um gancho que aparecem ao redor do disco da coluna vertebral.

Discopatia Degenerativa

Trata-se de uma doença degenerativa que atinge os discos intervertebrais, ou seja, a estrutura cartilaginosa situada entre as vértebras da coluna.

Protusão Discal

Trata-se de uma doença causada pela distensão do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais.

Nesses casos ocorre um desgaste e uma dilatação das fibras do anel e isso faz com que os ligamentos e outras estruturas da região com protusão sejam atingidos e causem dor.

Cervicalgia

Popularmente conhecida como torcicolo, quando atinge sua fase crônica pode gerar um grande desgaste e prejuízo à saúde do segurado.

A maioria dessas doenças se desenvolve por má postura por tempo prolongado, ou então o carregamento de peso contínuo de forma irregular. Trata-se de uma situação ocasionada pela repetição ao longo dos anos.

Em todas essas doenças, quando há a incapacidade do segurado ele poderá ser afastado de suas atividades, neste período receberá o auxílio doença.

Caso a situação se agrave e o segurado se torne impedido de trabalhar por conta dessas doenças, será devida a Aposentadoria por Invalidez.

Vale lembrar que estes são os casos mais comuns, porém diversas doenças relacionadas à coluna podem gerar a aposentadoria por invalidez, desde que o segurado se torne total e permanentemente impossibilitado para o trabalho em função da doença.

Se você está com dificuldade de obter o seu benefício junto ao INSS, busque um advogado previdenciário e solicite a análise do seu caso concreto para identificar os meios legais de garantir os seus direitos.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.