Saiba como identificar se a sua atividade dá direito à Aposentadoria Especial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
aposentadoria especial

Para conseguir a Aposentadoria Especial é necessário preencher alguns requisitos. Saiba quais são e quais os documentos que comprovam esses requisitos.

A aposentadoria Especial, mesmo com as drásticas mudanças da Reforma da Previdência, ainda é uma modalidade melhor quando comparada com as modalidades de aposentadoria tradicionais.

O problema ocorre na hora de solicitar a aposentadoria. Muitas pessoas não conseguem o benefício por não terem preenchidos os requisitos. Em contrapartida, existem pessoas que possuem esse direito e não sabem.

Confira nossas dicas e em caso de dúvidas procure um Advogado Previdenciário para analisar o seu caso concreto e identificar os seus direitos.

Requisitos para Aposentadoria Especial

A Aposentadoria Especial existe para que as pessoas que atuam em contato com agentes insalubres e perigosos possam se afastar mais cedo dessas atividades, evitando prejuízos maiores à saúde ou à vida.

  • Quais são os agentes nocivos?

Agentes nocivos são os agentes nada mais são do que a insalubridade e a periculosidade. São agentes que trazem riscos ao trabalhador e configuram o direito de receber a Aposentadoria Especial.

  • O que é a insalubridade?

O trabalho insalubre é aquele que traz riscos à saúde do trabalhador devido à exposição aos seguintes agentes:

  • Agentes Químicos: derivados do contato com substâncias químicas, como: poeiras de minerais, poeiras de vegetais, poeiras alcalinas, fumos metálicos, névoas, neblinas, gases, vapores ou produtos químicos.
  • Agentes Físicos: vibrações, os ruídos, radiações ionizantes e não ionizantes, o frio, o calor, pressões anormais e a umidade.
  • Agentes Biológicos: vírus, bactérias, parasitas, fungos e bacilos.

Uma lista mais completa dos agentes insalubres você pode encontrar nos decretos 53.831/64, 83.080/79 e 3.048/99.

  • O que é a Periculosidade?

A periculosidade é a exposição elevada ao risco de morte. Existem profissões em que o trabalhador está constantemente lidando com situações de perigo.

Podemos citar como exemplos os profissionais que estão em contato direto com energia elétrica, segurança de patrimônio e pessoas, explosivos, inflamáveis, elementos Radioativos, etc.

Essas situações representam a periculosidade.

Como é feita a comprovação da atividade especial?

Para obter a Aposentadoria Especial, além de estar em contato com os agentes insalubres e perigosos é necessário que essa condição seja comprovada. Por isso são exigidos alguns documentos como mostraremos.

Hoje, o documento oficialmente utilizado é o P.P.P., mas em anos anteriores outros documentos eram utilizados, então eles também serão aceitos para aposentadoria.

Vamos conferir:

  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

Desde 2004 este é o documento oficial e exigido para a comprovação da atuação de agentes nocivos no seu ambiente de trabalho.

Este documento deve ser fornecido na rescisão do contrato de trabalho, mas, caso isso não aconteça, o trabalhador pode exigi-lo a qualquer momento.

Neste documento constam as atividades exercidas pelo trabalhador e quais agentes nocivos (insalubres e perigosos) ele esteve exposto.

  • Laudo das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT)

Este é o documento que serve como base para a elaboração do PPP.

No caso de o trabalhador possuir o PPP, este documento é dispensado.

  • Formulários válidos antes de 2004: DIRBEN 8030 (antigo SB-40, DISES BE 5235, DSS 8030)
  • Laudos de insalubridade em Reclamatória Trabalhista

Esses são os documentos básicos. Outros tipos de prova também são aceitos caso a caso, dependendo da sua situação.

Em caso de dúvidas ou dificuldade de comprovar a sua atividade especial busque orientação profissional.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: