Porque o INSS nega o meu benefício? Conheça os motivos mais recorrentes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
INSS nega o beneficio

Benefícios do INSS são negados todos os dias por falta de informação. Vamos dar dicas de como evitar esse tipo de situação para que você possa obter o seu benefício.

Documentação Errada/Faltando Documentação

Um dos motivos recorde de reprovação de benefícios é a falta de documentação.

O INSS é extremamente rigoroso na hora de avaliar a solicitação do seu benefício, desta forma, é extremamente importante que você esteja em dia com a sua documentação e melhor, esteja ciente de quais documentos você precisa para se aposentar.

Normalmente os documentos solicitados são:

  • Documentos pessoais: RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • PIS/PASEP ou NIT;
  • Carnês de contribuição: (para o autônomo/facultativo)
  • Extrato CNIS: pode ser emitido pelo portal online MEU INSS.

Essa é a documentação básica, ou seja, você deve ter essa documentação e mais alguma pertinente ao seu benefício.

Se o benefício que você vai solicitar é:

  • Auxílio acidente;
  • Aposentadoria;
  • LOAS – BPC – Benefício de Prestação Continuada
  • Auxílio Doença

Fique ainda mais atento, pois geralmente são solicitados documentos mais específicos e se você não apresenta essa documentação seu benefício é negado.

Isso, de fato, acontece com muitos brasileiros.

Se você não tem certeza de que está apresentando a documentação correta, procure um Advogado Previdenciário para se orientar.

Buscar orientação nessas horas é muito importante tendo em vista que se o seu benefício for negado, você precisará recorrer e hoje mais de 1,4 milhão de brasileiros estão na fila por uma resposta. 

A pergunta é: você vai querer voltar para essa fila de espera?

Quando tem o benefício negado ele volta para uma fila e você precisa esperar mais para a aprovação.

Evite este tipo de transtorno apresentando sempre uma documentação atualizada e em ordem de acordo com o benefício desejado.

Tempo de Contribuição incompleto ou sem comprovação

Outro fator que atrapalha muito a vida de quem está solicitando um benefício é não observar o tempo de contribuição necessário.

Cada benefício pode exigir um tempo de contribuição específico. Fique atento e conte exatamente quais foram as suas contribuições e tempo de serviço para que você não solicite o benefício antes da hora.

Quem deseja se programar para requerer a aposentadoria com mais tranquilidade, pode realizar o Planejamento Previdenciário.

Através deste serviço o segurado conseguirá identificar qual o momento certo para se aposentar, qual será o valor do seu benefício e, ainda, será instruído sobre toda a documentação necessária. 

Caso esteja passando por isso, conte com a nossa experiência e solicite este serviço.

Documentos Incorretos ou com dados insuficientes

Outro grande transtorno são os documentos preenchidos de forma errada. Seja um laudo emitido por um médico, o PPP preenchido pela empresa, formulário rural preenchido pelo segurado. Enfim, qualquer documento que esteja com informações incompletas ou erradas.

Por essa razão, observe muito bem todos os dados dos seus documentos para se certificar de que a solicitação está sendo feita com os documentos corretos.

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.

Sobre nós

Fundado em 2009, a Advocacia Rodrigo Moura construiu com sua dedicação uma ótima reputação no âmbito do direito, atendendo os clientes e ajudando em suas necessidades e oferecendo assessoria completa durante o período de processo.

Últimas Postagens

Siga nos

Fale conosco

DEIXE NOS TE AUXILIAR, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA AJUDA PROFISSIONAL

Precisa de auxílio profissional?

Conte com nossos profissionais.

Bem Vindo(a)! 

Continuamos atendendo com horário marcado.

Deixe seus dados e entraremos em contato: